quarta-feira, 14 de julho de 2010

Genealogia e Heráldica: AZEVEDO




Azevedo: - Sobrenome  de origem geográfica, houve de várias povoações de Portugal. De um substantivo comum azevedo, derivado de um azevo, nome de árvore o qual vive hoje no diminutivo azevinho, e do sufixo coletivo- edo, plantação de azevinhos. Encontra-se, no ano de 897, na forma acineto; no ano de 1059, azinedo, e no ano de 1078 azevedo. Cortesão tirou de baix um latim ACIBETU, de acibu e manda confrontar com Azevo, nomem de uma povoação. Em espanhol acebedo, acebo ( Antenor Nascentes, Dic., II, 34) . Procedo esta familia de D. Arnaldo de Bayão (.983), de gasconha ( França), por seu descendente Pedro Mendes de Azevedo, que foi o 1° a adotar esse sobrenome, tirado da Quinta de Azevedo ( em entre Douro e Minho, Vila Real), de que foi senhor e é o solar da familia. Arnaldo morreu de uma seta no cerco de viseu ( Anuário Genealógivo Latino, I, 15). Xavier Paes Barreto, resumiu suas origens da seguinte forma: o solar dos Azevedo veio a pertencer a Paio Godo, filho de Godo Viegas, neto de Egas Gozendo, bisneto de Gozendo Araldes e trineto de Arnaldo Bayão. Tomou o nome do Solar eo perpetuou como nome de familia ( Revista Genealógica Latina, X, 57)
     
     -   No parque de Honra de Azevedo,vinhas, colinas arborizadas e uma exuberante vegetação compõem uma genuína paisagem minhota.


A honra de Azevedo.
Na Honra de Azevedo todos os volumes se impregnam de Majestade. A ampla varanda voltada a sul e ritmada por colunas de pedra neo-clássicas, proporciona calor na estação fria e sombra no Verão. Nos rés-do-chão, onde se situa a sala de jantar, as três arcadas foram abertas mais recentemente ( em cima, no alto e em baixo). Neste país onde o acolhimento é sempre uma arte, os átrios da entrada , frequentemente situados no andar nobre, estão concebidos para receber condignamente as visitas.
 Em Azevedo , as armas pintadas no centro do teto ligeiramente abobodado definem como sumptuosidade a fidalguia do dono da casa. Numa cartela, em que triunfa o rococó e o trompe - I'ceil, paira a águia da poderosa família dos Azevedos. Os grandes bancos armoriados de espaldares entalhados, mantêm-se nos seus lugares originais. Completam o conjunto objetos de arte, móveis de madeira torneados e tapetes de Arraiolos fabricados por medida.

Ao centro a águia dos AZEVEDO pintada numa cartela rococó no átrio do teto.

A Honra de Azevedo.
 Um palácio prestigioso do Minho, a Honra de Azevedo, perto de Barcelos.  ( ... ).

2 comentários:

  1. Este solar é o do Morgado de Vila Real - Conde de Vila Real - Solar de Mateus.

    O solar dos Azevedos fica em Barcelos

    ResponderExcluir
  2. D.Alonso Maria grato pela informação esperava que um AZEVEDO de toga ou espada fizesse esta observação.As fotos eram ilustrativas realmente é um belo Solar.Este é HONRA de AZEVEDO.

    ResponderExcluir