quarta-feira, 14 de abril de 2010

Genealogia e Heráldica:

Nomes de vultos ilustres que abrilhantam as paginas de nossa História Colonial. A famlia Telles Barreto de Meneses, notabilizaram-se por seu civismo e pelos seus serviços prestados à Pátria Lusitana ou alguns menbros que vieram para o Brasil nos tempos coloniais, e aqui se radicaram entrelaçando-se com distintas familias Fidalgas e Nobres da Colonia Portuguesa.
Divida em quatro ramos, a familia Telles Barreto de Menezes procede de um dos cincos cavalheiros que passaram de Portugal para a Espanha quando da Guerra dos Mouros com Conde D. Mendo.
O Comendador Pedro Antônio Telles Barreto de Menezes, era filho do capitão, Luiz Telles Barreto de Menezes e de D. Maria Rita Felicidade da Gama e Freitas, neto paterno do Dr. Francisco Telles Barreto de Menezes, juíz de Orfãos, e de D. Francisca Joaquina de Oliveira Brito.Bisneto paterno de Antonio Teles de Menezes , e de Catharina josepha de Andrade Por parte materna, de Pedro Antonio da Gama e Freitas, e de D. Ana Maria Gurgel do Amaral.
Pedro Antônio Telles de Menezes era Cavaleiro da Ordem de Cristo, subdelegado e juiz de Paz da Freguesia de Meriti, propietário na Corte e Do casario dos Telles, com seu arco Histórico, e fazendeiro no municipio de Iguaçu. Foi condecorado com a Imperial Ordem da Rosa, no grau de Comendador e outros cargos honoríficos, tais como, De delegado da Capitania.
Pela seguinte pesquisa extraída da Nobiliarchia Portuguesa de Antonio de Villas Bôas, conhecer-se-à da procedência dos quatro ramos que formam o BRAZÃO D' ARMAS DE PEDRO ANTONIO TELLES BARRETO DE MENEZES.
ANDRADES: Tem por armas em campo verde uma banda vermelha, acoticada de ouro, com duas cabeças de serpes. - Procedem de um dos cinco Cavalleiros, que passarão a Hespanha, á guerra dos Mouros, com o Conde D. Mendo - E seu solar a Villa Andrade, no Reyno de Galliza. Os deste Reyno descedem de Nuno Freira de Andrade, Mestre da Ordem de Christo, que passou á Portugal reinado del Rey D. Pedro de Castella.
MONIZ: Tem por armas em campo azul cinco estrellas de ouro, dizem que procedem de Egas Moniz, Ayo Del Rey D. Affonso Henrique. Foi desse apelido o insigne capitão Martim Moniz, que foi morto pelos Mouros na tomada de Lisboa; o qual abrindo-se a porta se lançou no meio d'ella para que ficando o corpo atravessado não pudessem os Mouros fecha-la e ali o matarão, ficando gravada a celebridade de seu nome na dita porta do solar deste Nobre Capitão.
LOBOS: Tem por armar em campo de prata, cinco lobos pretos, em aspa, armados de vermelho. Atribui-se sua ascendencia á D. Loba Gomes, filha do Conde D. Gomes Nunes. Os Barões de Alvito descedentes de Diogo Lopes Lobo, Senhor de Alvito, Villa Nova, e Nisa, no Reinado del Rey D. João I, trazem as referidas armas com uma bordadura de azul cheia de aspas de ouro.
MENEZES: Tem por armas em campo amarelo um anel encuberto: tem uma meia donzela vestida, com escudo nas maõs. Procedem de D. Pedro Bernardo de Sahagum, rico homem del Rey D. Affonso chamado Imperador, e neto de Diogo Rodrigues, Duque de Austrias e de sua mulher a Infanta Dona Ximena, filha del Rey D. Affonso V de leão. Foi seu filho D. Tel Peres de Sahagum, rico homem del D. affonso o das Navas, que pelos serviços, que lhe fez na conquista de Cuenca, e em outras muitas ocasiões, lhe deu com outras muitas Terras a Villa de Menezes, que resultou o apelido de seus descendentes, assim como do nome Tel o patrimonio TELLES, que com eles continua, ate os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário